literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Robots: carros turbinados
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
Mestre em Educação – PPGE/UFSC
2020

A coleção de livros Robots: carros turbinados, publicada pela editora Brasileitura, é composta por dez títulos escritos por Roberto Belli. As ilustrações são da Belli Studio e a revisão é de Madalena Parisi Duarte.  Os títulos são: acrobacias de verdade; atitude de herói; aventura na floresta; cidadania acima de tudo; conquista de um amigo; o resgate da autoconfiança; salvamento nas corredeiras; seguindo as regras; soberba que vira fumaça; e um sucesso reluzente. Dentre estes dez títulos, seis são também encontrados na coleção Carros, uma aventura em alta velocidade. Na capa inicial dos livros há a ilustração alusiva a algo do enredo, o título do livro e da coleção ao qual pertence e o selo da editora. Na contracapa dos livros há o título da coleção, bem como o título dos dez livros da coleção, o selo da editora, as autorias de ilustração, texto e revisão, o endereço eletrônico da editora, o local de impressão da coleção e o ISBN da coleção. Os personagens são carros, que ora estão em seu formato original, ora transformados em autobots. Os livros são escritos e apresentados ao leitor em oito páginas, sendo que não possuem ficha catalográfica, nem dados biográficos acerca dos autores.

Acrobacias de verdade: Tuninho estava atrasado para seu show no globo da morte, e Ana Veloz estava preocupada. Zé possante se ofereceu para fazer acrobacias até melhores que Tuninho, mas, ao entrar no globo, viu não ser tão fácil quanto imaginava.

Atitude de herói: Tino Prata era primo de Julião de Aço que era um herói. Tino queria ser herói e salvar carros e em uma de suas tentativas descobriu que paras Sr herói não basta querer, é preciso ter atitude.

Aventura na floresta: Bibinho com sua mochila resolveu se aventurar sozinho na floresta. Seu pai atento seguiu-o e o trouxe de volta quando este achava estar perdido.

Cidadania acima de tudo: Juca Metálico ao ver uma mancha de óleo no rio foi pedir que Zé da Rampa, dono do posto consertasse o vazamento. Juca virou representante dos carros e conta com a ajuda de todos para preservar a natureza.

Conquista de um amigo: Alex Tunadinho, João Turbinho e Nina Calota, convidaram um aluno novo da garagem-escola, Manoel Jipinho para fazer uma peça.

O resgate da autoconfiança: Luiz Lataria fez um gol contra na partida de “rodobol”. Na final, Luiz Lataria fez o gol da vitória e recuperou sua autoconfiança.

Salvamento nas corredeiras: Rodão era um carro ainda inexperiente e foi se aventurar nas corredeiras do rio, recusando a companhia e ajuda de seus amigos. Ficou atolado e, por sorte, foi salvo por um salva-vidas.

Seguindo as regras: Juninho aprendeu a voar e invadiu o espaço aéreo de treinamento dos carros aviadores. Juninho pediu desculpas pela confusão e aprendeu que há regras para tudo.

Soberba que vira fumaça: Tião Fumaça era muito esnobe e falador. Dizia que suas coisas eram sempre as melhores. Até que Ana Veloz sugeriu que ele trocasse seu motor, pois estava poluindo o ar. Tião, com isso, aprendeu que deveria respeitar mais os outros.

Um sucesso reluzente: Zé Guidão chegou atrasado em seu primeiro dia de aula e deixou pegadas no chão. Vera Veloz foi conversar com Zé Guidão e sugeriu que ele lavasse a lataria e passasse óleo nas juntas. Zé Guidão ficou reluzente. 

REFERÊNCIA

BELLI, Roberto. Robots: carros turbinados. Il.: Belli Studio. São Paulo: Brasileitura, s/d.


AUTORES

Imagens