literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Doca e o mar
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiana Valentin Mina Bernardes
Doutoranda em Educação - PPGE/UFSC
Professora de Educação Infantil SME/ PMF
2020

Doca e o mar, de Iêde Cardoso dos Santos, conta a história de Doca, um menino que mora em um sítio com sua família, no interior do Estado de Santa Catarina, longe da cidade e do litoral. Um dia, durante a aula, a professora mostra para a turma no mapa do Brasil que o mar banha o litoral brasileiro. Doca ficou impressionado com a quantidade de água, 8.000 km de água salgada de norte a sul do país, com muitas praias, onde a areia é uma rocha fina e branca, ar fresco e que muitas riquezas vêm do mar. Maravilhado com tudo que escutou, ao chegar em casa, conversa com seu pai e combinam de passar as férias de verão no litoral. 

Doca não segura a ansiedade e já vai imaginando como serão as férias pertinho do mar, junto com a sua família. De volta à escola, a professora continua a explicação sobre o mar, deixando o menino ainda mais curioso e ansioso para conhecer o mar.

A narrativa, a medida que conta a história de Doca, também apresenta, ao leitor, informações sobre o litoral brasileiro, trazendo curiosidade sobre mar: as bandeiras que ficam hasteadas a beira mar; as marés alta e baixa e condições para o banho; os postos de salvamento e guarda-vidas; preservação e proteção da natureza; os alimentos que vêm do mar.

Luiz Fabiano Cardoso assina as ilustrações do livro, as imagens são expressivas e dão significado ao texto.

REFERÊNCIA

SANTOS, Iêde Cardoso dos. Doca e o mar. Il.. Luiz Fabiano Cardoso. Içara: Edição do Autor, 2015. 


AUTORES

Imagens