literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Folcloruxa
VOLTAR
RESENHA

Por Fernanda Gonçalves
Pedagoga/UFSC
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação
2013

Folcloruxa

Por Fernanda Gonçalves

Pedagoga/UFSC

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação

2013

Folcloruxa (2007) é uma narrativa infantojuvenil escrita por Miryan Maier Nunes, que conta a história de uma pequena bruxa aventureira chamada Folcloruxa. A bruxinha tinha por costume passear pelo espaço e realizar longos voos. Numa noite de lua cheia resolveu montar na sua vassoura e admirar a imensidão do céu estrelado. Durante o passeio, atravessou um rio situado nas redondezas da região sul, e, lá do alto do céu, avistou sua Bruxavó entre abóboras.

Folcloruxa foi até a sua Bruxavó, cumprimentando-a carinhosamente, ambas mataram as saudades com afetuosos gestos e logo começaram a prosear. Em meio à deliciosa conversa, Folcloruxa resolveu levar a avó para o sótão, onde tinha um baú encantado. A pequena bruxa propõe que abram o baú, e a Bruxavó, sorridente, questiona se ela gostaria mesmo de abri-lo, pois nele a bruxinha descobriria o mundo do vale azul. Folcloruxa topou a viagem, ambas abriram o baú mágico: foi quando iniciou a encantadora viagem pelas tradições e história do estado de Santa Catarina.

Folcloruxa e Bruxavó viajaram por longas horas, exploraram a história de muitos munícipios, iniciando por Tubarão, onde conheceram a festa do Divino Espírito Santo e outras tradições da cidade. Depois, partiram para São Ludgero, São João Batista e Capivari de Baixo. Viajaram também para as cidades de Armazém, Santa Rosa de Lima, Braço do Norte, Gravatal, Rio Fortuna, Treze de Maio, São Martinho e, por fim, a última cidade visitada foi Sangão. Folcloruxa e sua Bruxavó vivenciaram muitas aventuras, participaram de festejos e rodeios, conheceram danças típicas e aprenderam sobre a cultura e a história de muitas cidades do estado de Santa Catarina.

Por se tratar de uma narrativa infantojuvenil, o livro conta com poucas ilustrações, feitas pela própria autora, em preto e branco e que são distribuídas em algumas partes do livro. Folcloruxa possibilita aos leitores conhecer um pouco mais da história e do folclore dos munícipios por onde passa com sua avó, de forma imaginativa e alegre, e nós acabamos embarcando também na viagem.

NUNES, Miryan Maier. Folcloruxa. Tubarão: Copiart, 2007.


AUTORES

Imagens