Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017
O livro Os ceifadores,escrito por Roberto Belli, pertence à coleção Joias Literárias e é parte integrante do projeto Livro Livre, realizado pelo Instituto Evoluir e com patrocínios para a publicação. As ilustrações são de Eugênio Colonnese e a sua venda é proibida. A história é apresentada em 27 capítulos, sendo que cada capítulo ocupa de uma a três páginas. O enredo ocorre em Arbórea, um grande continente onde moram diferentes povos: os liames, os úrbios, os ceifadores e as nádias das luzes.
Nádias das luzes são como espíritos da natureza, cuidadas pelos Liames. Elas nascem a cada 200 anos, na entrada da primavera. Neste dia, os Liames preparam um ritual no qual todos assistem. Num desses nascimentos, os úrbios que estavam destruindo as florestas com a queima de árvores, e que haviam escravizado muitos ceifadores, que eram os guerreiros da floresta, fizeram uma proposta às Nádias para que fossem morar em Úrbia, num castelo, onde poderiam reconstruir a floresta. Neste dia muitas Nádias morreram e, para evitar uma guerra, as Nádias que restaram foram com os Úrbios. Elas acabam sendo escravizadas também. E num mundo de poluição, injustiça, mentira, ambição e destruição, algo precisa ser feito. No desenrolar da história, Victor, um jovem ceifador, assume uma tarefa importante no desenrolar da trama e ajuda no processo de libertação de diferentes povos de Arbórea.
O livro tem ilustrações em preto e branco que trazem ao leitor um modo de visualizar os diferentes povos desse grande continente. O livro possui ficha catalográfica, apresenta na capa final os outros títulos da coleção, e traz uma foto do escritor com sua biografia. Não há este dado com relação ao ilustrador.
BELLI, Roberto. Os ceifadores. Ilustração Eugênio Colonnese. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2007. 64p.
AUTORES
- Roberto Belli (Escritor)