literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Visita à Baleia
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Visita à Baleia chega ao leitor como mais uma bela surpresa preparada pelo escritor Paulo Venturelli. A aventura contada como se vivida pelo autor quando criança se costura pelo encontro com a memória de menino. Detalhes ricos, construídos pela imaginação, trazem o leitor para muito perto do inusitado fato narrado.

Na pequena cidade de Brusque, um menino com seu irmão pequeno, a convite do pai, ganham o mundo, em cima de uma bicicleta, com o objetivo de conhecer uma baleia que apareceu no terreno do salão paroquial. A curiosidade do menino se aguça para descobrir o tamanho da baleia, como a trouxeram até a cidade (que é bastante longe do mar!), ou, ainda, de que maneira estariam cuidando do imenso animal. Todo o povo da cidade, como o menino, se sentiu inquieto, e correu ao centro da cidade para conferir o mistério.

Paulo Venturelli, ao enriquecer seu texto com detalhes curiosos, transmitidos pelo pensamento vivo do menino protagonista, convida o leitor a acompanhar a visita à baleia junto com ele. O texto é repleto de histórias dentro da história, promovendo ao leitor uma aproximação íntima a esse mundo inventivo do menino.

Muito antes de fazer uma homenagem à sua cidade natal, citando lugares, ruas e nomes, o autor faz uma homenagem ao menino que foi (e ainda é!), menino vivido e menino imaginado.

As ilustrações de Nelson Cruz também se destacam na obra, ao criarem uma conexão ímpar entre palavras e imagens, que se entrecruzam e ampliam-se aos olhos do leitor.


VENTURELLI, Paulo. Visita à baleia. Il. Nelson Cruz. Curitiba: Positivo, 2012.


AUTORES

Imagens