literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Vovó conta uma história
VOLTAR
RESENHA

Por Heliete Schütz Millack
Mestranda em Educação/UFSC
Idealizadora do Projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC)
2013

Publicado no livro Vovó conta uma história, organizado por Tânia Maria da Silva, o conto “O segredo do Sótão” é um resgate de uma história “vivida” pela narradora, que é uma das personagens. Com um temperinho de suspense, aconchego e leituras, a vovó Tânia conta aos netos e aos amiguinhos deles como duas crianças descobriram o segredo de Dona Lalá e Dona Zazá, duas senhorinhas que alugavam, em outros tempos, o casarão onde o avô dela viveu a infância.

As simpáticas inquilinas permitiam que as crianças brincassem no porão da casa, mas alertavam sempre para que não adentrassem o sótão. Isso despertou a curiosidade dos pequenos, que observavam o movimento noturno no interior do casarão e trocavam comentários e suposições sobre o que havia lá. Dragão? Bruxa?

Paulinha, então, resolveu subir ao sótão e acabar com o mistério. Glorinha sentia medo e não foi. Só Pedrinho teve coragem para acompanhar a bisbilhoteira. Pegos de surpresa pelas duas moradoras, as crianças descobriram o tesouro tão bem guardado por tia Lalá e tia Zazá.

SILVA, Tânia Maria da. O segredo do sótão. In: SILVA, Tânia Maria da. (Org.) Vovó conta uma história. Blumenau: Estúdio Criação, 2004, 137-152. 


AUTORES

Imagens