literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Yedda Goulart
VOLTAR

por Deborah Esther Grajzer
Acadêmica de Pedagogia – PET Pedagogia - UFSC
2012

Yedda de Castro Bräscher Goulart, natural de Santa Catarina, nasceu na cidade de Lages. É licenciada em Letras pela Faculdade de Pedagogia, Ciências e Letras da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), mestre pela UFSC e escritora. Representou, durante oito anos, em Santa Catarina, a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEI-LIJ.


Participou com poesias, crônicas e ensaios em várias publicações e publicou Aventuras na Ilha da Magia, em 1996 (atualmente na 5ª edição); Aventuras na Serra, em 1997; Mosaico, em 2000 (poesia); A Felicidade se Conquista com a Gentileza, em 2004; Vidal Ramos Junior – um lageano, uma paixão, em 2004 (biografia/história); todos pela Editora Insular, Florianópolis. Em 2002, publicou a Coleção Ursinhos Companheiros (4 volumes- literatura infantil) pela Editora Todolivro, Blumenau, e, em 2009, uma antologia de escritores e ilustradores de Santa Catarina, Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina.

Produziu o roteiro da animação “Aventuras na Ilha da Magia”, adaptação do seu livro homônimo, com a participação de Aline e Rubens Belli. Este curta metragem foi premiado pela Fundação Catarinense da Cultura, em 2002 e exibido nos meses de junho e julho de 2012, em 15 comunidades da Ilha de Santa Catarina, dentro do projeto Cinema Para Quem Quer Cinema.


BIBLIOGRAFIA