literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Augusto Alberto Neto
VOLTAR

Por Lauro Junkes
Doutor em Teoria da Literatura (PUCRS)
Professor Titular da UFSC, tendo atuado no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Literatura, até 2010, quando do seu falecimento.

(NELCI A. MITTMANN)

Augusto Alberto Neto, o Nelci A. Mittmann, nasceu em Osório/RS, em 1946, mas peregrinou longamente pelo oeste catarinense, desde 1951. Licenciado em Letras-Inglês, foi professor e também lavrador arrendatário, bancário, funcionário do DER e vereador. Enquanto liderava o movimento cultural na região do oeste catarinense, como Professor de I e II Graus no município-fronteira de São Miguel d’ Oeste, enveredou pela produção literária, tendo publicado um livro de conto: Sangue no Asfalto, outro de poemas: Reflexões e Devaneios, além de manter durante heroico tempo de resistência  uma revista cultural. Mesmo enfrentando problemas e carências na consideração da cultura, por deficiência de recursos financeiros e de tecnologia editorial, logrou enriquecer a então incipiente literatura infantojuvenil com dois títulos que extrapolaram de todo a normalidade de edições então praticadas: Xiii!...Roubaram Um pedaço da Lua e Deu Mico no Milharal, ambos de 1985.

JUNKES, Terezinha Kuhn (Org.). A literatura infantojuvenil catarinense na perspectiva de Lauro Junkes. Florianópolis: Copiart, 2012. p. 41.


BIBLIOGRAFIA