literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

História Natural de Sonhos
VOLTAR
RESENHA

Por Dirce Waltrick do Amarante
Professora CCE/PGET/UFSC
2013

História Natural de Sonhos/Naturgeschichte der Träume, traduzido por Dennis Radüns e Lia Carmen Puff, constitui-se na tradução de poemas do alemão, radicado em Santa Catarina Fritz Müller (1822 -1852).

O livro é composto de 12 poemas, escritos em 1859, que falam de plantas e animais, duas paixões do estudioso e pesquisador da natureza Fritz Müller, que foi influenciado pela obra Origem das espécies (1859), do naturalista britânico Charles Darwin. Darwin considerava o pesquisador alemão o “príncipe dos observadores da natureza”. Neste livro encontraremos poemas sobre formigas, gaivotas, mamoeiro e tamareira. Um ótimo convite para se conhecer e preservar o meio ambiente. O pesquisador alemão era conhecido como o “precursor da ecologia”.

Um breve posfácio, com dados biográficos de Fritz Müller, acompanha esta edição. Alguns manuscritos do escritor são reproduzidos neste livro, que conta, ainda, com a ilustração de Jandira Lorenz.

MÜLLER, Fritz. História Natural de Sonhos/Naturgeschichte der Träume. Il. Jandira Lorenz. Florianópolis: Nauemblu, 2004. 56 p.


AUTORES

Imagens