literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Palavras contadas: memórias da cultura oral do povo de Tubarão
VOLTAR
RESENHA

Por Simone Cintra
Estágio pós-doutoral
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

O livro Palavras Contadas foi organizado pelas professoras Maria Filomena de Souza Espíndola e Jussara Bittencourt de Sá. Com ilustrações de Pedro Antônio Corrêa, a obra é formada por nove histórias orais recolhidas junto a moradores da cidade de Tubarão, situada ao sul do estado de Santa Catarina.

O árduo, mas encantador e gratificante trabalho de recolha das Palavras Contadas nesta publicação, foi realizado por Aline Goulart Correa e Talita da Rosa Isidoro, que, como nos conta Maria Filomena, no prefácio da obra, “botaram o pé na estrada”, em busca do “poder da voz antiga que conta”, (re)encontrando e possibilitando aos leitores o (re)encontro com “os jeitos de achar marido, os carretos, o casamento, o filho nascendo e o medo da bruxa... A velhice, a solidão, a pequena casa ameaçada e a Santa, vitoriosa!!!”. Histórias que constituem a cultura de um povo e que permitem a sua perpetuação, sempre transformada e reapresentada pela memória daqueles que recontam histórias, crenças e tradições.

O encontro de Aline e Talita com os contadores de histórias de Tubarão ocorreu por meio do “Programa Textualidades Estéticas e Culturais do Sul de Santa Catarina”, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). As narrativas orais por elas recolhidas foram, posteriormente, adaptadas por Silvana Silva de Souza, para a linguagem escrita, compondo, assim, a publicação desta obra que contou, ainda, com o apoio de diferentes instituições públicas e privadas.

ESPÍNDOLA, Maria Filomena de S.; SÁ, Jussara B. (Org.). Palavras Contadas: memórias da cultura oral do povo de tubarão. Tubarão/SC: Copiart, 2006.


Imagens