por Fernanda Gonçalves
Mestranda em Educação – PPGE/UFSC
2012
É hora de falar do tempo de Pão-por-Deus
É tempo de Pão-por-Deus, de Eliane Debus, é um título que excita e chama o leitor para entender do que se trata uma história com nome tão particular. Quem não conhece tal cultura se questiona do que o livro trata.
A narrativa conta a história de uma menina chamada Maria que pede para sua avó que lhe conte a história do Pão-por-Deus. Sua avó, que também se chama Maria, conta-lhe com todo carinho o que é e como surgiu, explicando-lhe que a tradição veio de Portugal e ganhou uma nova cara no Brasil:
Aqui no Brasil, os adultos entraram na festança,
que ganhou uma nova cara.
Naquele tempo não havia telefone, e-mail,
toda essa notícia apressada.
Para agradar um amigo, uma comadre, um namorado,
se fazia um Pão-por-Deus
com esmero e carinho
e nele se escrevia, versos de afeto.
A menina Maria, encantada com a história que a avó contou, pede-lhe que faça, então, um Pão-por-Deus. E assim ela o faz
Vai meu Pão-por-Deus
Corre pelo mundo a cantar
Que a qualquer hora do dia
A Maria hei de amar.
A narrativa trata, de forma delicada e encantadora, de uma cultura que existe em Florianópolis (Santa Catarina) e que muitos não conhecem. O título nos ajuda a preservar a memória e as tradições de uma manifestação cultural de origem popular, mas que, infelizmente, foi esquecida por muitos.
O Pão-por-Deus é, portanto, uma construção plástica em papel (DEBUS, 2001), que leva um poema de quatro versos. É normalmente escrito em um papel no formato de coração, embora, possa ser feito, ainda, em outros materiais, pode ser pintado em tecidos, enfim, é só se deixar levar pela a imaginação, pelos sentidos e sentimentos. A leitura é envolvente a ponto de despertar inspiração para fazer Pão-por-Deus, com lindas rimas e distribuir às pessoas de bem querer.
É tempo de Pão-por-Deus é um livro classificado como de literatura infantil, mas indicado para todas as idades. Portador de um significado imenso, o qual valoriza a memória cultural de um povo, é uma história leve e envolvente, com ilustrações de Márcia Cardeal que dialogam com a narrativa que segue tal leveza. Quem se deixa envolver fortemente pode até sentir um cheirinho de pitanga no ar.
DEBUS, Eliane. É tempo de Pão-por-Deus. il: Márcia Cardeal.Tubarão: Copyart, 2011.
AUTORES
- Eliane Santana Dias Debus (Escritor)
- Márcia Cardeal (Ilustrador)