Por Anne Marie Tribess Onesti,
Pedagoga formada pela UFSC em 2007,
Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
2013
O livro Malhado, um boizinho-de-mamão, de Vânia Maria Bröering e Regiani Parisi Freitas, (Florianópolis: UFSC/NDI, 2006), é um convite para conhecer a mais popular manifestação folclórica da cultura da Grande Florianópolis: O Boi-de-mamão.
Inspirado na cultura de base açoriana, o folguedo daqui ganhou adaptações e vem sendo passado de geração para geração através da brincadeira encenada e repleta de músicas muito apreciadas, principalmente, pelas crianças.
O livro retrata, com muita energia e empolgação, a brincadeira do Boi-de-mamão que foi redesenhada pelas crianças e profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, em 2005/2006. Além do livro, o Projeto também resultou na produção de um CD com a narrativa da história e suas cantorias. A produção desses materiais teve participação ativa das crianças que, além de dançar, encenar e brincar com os personagens que compõem a história, ainda disponibilizaram seus desenhos para a ilustração do livro e suas vozes para a criação do CD.
A ideia da produção do livro e do CD surgiu da necessidade de educadores que, até então, não dispunham de material específico de apoio para que a infância conhecesse e se apropriasse dessa manifestação folclórica popular. A partir dessa produção, profissionais das redes pública e privada de educação passaram a ter acesso ao material que é muito utilizado nas escolas e creches para difundir a brincadeira e as músicas do Boi-de-mamão.
Com uma narrativa envolvente, repleta de suspense em torno da morte ou não do boi e a participação especial de muitos personagens, o livro nos leva a participar da fantasia e das emoções dessa linda história. Descubra você também esse encantamento e coloque todo mundo pra dançar! Vem cá meu boi, iá, iá.
BRÖERING, Vânia Maria, FREITAS, Regiani Parisi. Malhado, um boizinho-de-mamão. Florianópolis: UFSC/NDI, 2006.
AUTORES
- Vânia Maria Bröering (Escritor)
- Regiani Parisi Freitas (Escritor)