literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Malhado, um boizinho-de-mamão
VOLTAR
RESENHA

Por Anne Marie Tribess Onesti,
Pedagoga formada pela UFSC em 2007,
Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
2013

O livro Malhado, um boizinho-de-mamão, de Vânia Maria Bröering e Regiani Parisi Freitas, (Florianópolis: UFSC/NDI, 2006), é um convite para conhecer a mais popular manifestação folclórica da cultura da Grande Florianópolis: O Boi-de-mamão.

Inspirado na cultura de base açoriana, o folguedo daqui ganhou adaptações e vem sendo passado de geração para geração através da brincadeira encenada e repleta de músicas muito apreciadas, principalmente, pelas crianças.

O livro retrata, com muita energia e empolgação, a brincadeira do Boi-de-mamão que foi redesenhada pelas crianças e profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, em 2005/2006. Além do livro, o Projeto também resultou na produção de um CD com a narrativa da história e suas cantorias. A produção desses materiais teve participação ativa das crianças que, além de dançar, encenar e brincar com os personagens que compõem a história, ainda disponibilizaram seus desenhos para a ilustração do livro e suas vozes para a criação do CD.

A ideia da produção do livro e do CD surgiu da necessidade de educadores que, até então, não dispunham de material específico de apoio para que a infância conhecesse e se apropriasse dessa manifestação folclórica popular. A partir dessa produção, profissionais das redes pública e privada de educação passaram a ter acesso ao material que é muito utilizado nas escolas e creches para difundir a brincadeira e as músicas do Boi-de-mamão.

Com uma narrativa envolvente, repleta de suspense em torno da morte ou não do boi e a participação especial de muitos personagens, o livro nos leva a participar da fantasia e das emoções dessa linda história. Descubra você também esse encantamento e coloque todo mundo pra dançar! Vem cá meu boi, iá, iá.

BRÖERING, Vânia Maria, FREITAS, Regiani Parisi. Malhado, um boizinho-de-mamão. Florianópolis: UFSC/NDI, 2006. 


AUTORES

Imagens