literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Ana Esther Balbão Pithan
VOLTAR

por Thamirys Frigo Furtado
Bolsista Pro-Extensão – UFSC
Acadêmica do curso de Pedagogia UFSC/Concluído em 2012.1
2012

Ana Esther Balbão Pithan nasceu em 21 de março de 1965 na cidade de Erechim (RS), mas é uma viajante, morou em Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Inglaterra, Austrália e, por fim, mudou-se para Florianópolis, onde mora até hoje. Formou-se em Letras Inglês (tradutora e professora) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e fez Mestrado em Literatura de Língua Inglesa, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, entre outros cursos.


Em 2004 assumiu sua vocação de escritora quando fez exposições de charges do seu personagem “O Pelicano” e publicou o seu primeiro livro de contos Terapia Ocupacional, Contos, um livro direcionado ao público adulto. Após ver seus escritos em forma de livro resolveu, então, seguir escrevendo com grande entusiasmo. 

Além desse primeiro livro, outros foram publicados:

* A Mochileira Tupiniquim nas Trilhas da Nova Caledônia (2005);

* A Viagem, O Concurso e o Vacilo (2005);

* O Susto da Cremilda/Scaring Cremilda (2006);

* Cremilda Ecológica/Cremilda Goes Ecological (2006);

* Cadê o Cagu? (2010);

* A Cidade dos Polvos (2011);

* Family Tree / O Carvalhinho Solitário (2011). 

Ana Esther, tem suas crônicas publicadas no jornal Letras Santiaguenses (RS), vários textos postados na página do Recanto das Letras (http://recantodasletras.com.br) e pertence à Associação de Contistas, Poetas e Cronistas Catarinenses.

Atualmente tem dois livros para o público infanto-juvenil prontos, Lendo nas Entrelinhas (livro de terror) e A Boneca Cremilda e as Tartaruguinhas Urbanas, a terceira aventura na Floresta Mágica,esperando apenas serem publicados. Para interagir com os leitores, Ana Esther mantém três blog’s:

http://pelicanaesther.blogspot.com

http://www.booksie.com/Ana_Esther (inglês)

http://anaesthersblog.blogspot.com (blog da autora em inglês).

BIBLIOGRAFIA